Dados Técnicos de Chapelim


Chapelins são peças auxiliares à fundição junto ao modelo agindo como espaçadores, calços, distânciadores, evitando que as peças se quebrem ou criem fissuras (trincas) quando desmoldadas, atuando também como determinante da espessura da parede.

Confeccionamos uma ampla linha de Chapelins de diversos tipos:
Bases Perfuradas ou Lisas; Redondos, Quadrados ou Retangulares; Com hastes Lisas ou Corrugadas (única, múltiplas ou com alma).

O Chapelim se funde e se incorpora à peça quando submetido a altas temperaturas, que são calculadas pelo engenheiro ou técnico em fundições a partir do metal a ser fundido.

Para um bom caldeamento o Chapelim pode ter espessuras variadas tanto em suas bases como em suas hastes, sendo determinado conforme a necessidade da peça a ser fundida. Para caldeamentos rápidos é indicado Chapelins com bases perfuradas e/ou com haste corrugadas.

Sendo o Chapelim uma peça de apoio deverá ser produzido conforme o peso que sobre ele será exercido, de acordo com cálculos de massa e metragem quadrada da peça a ser confeccionada, o que também determinará a quantidade de Chapelins a serem utilizados por molde.

A rebitagem do chapelim é fator importante na resistência à compressão das bases, onde se apóiam os machos, reforçando a capacidade do chapelim.

Na produção de seus Chapelins, a Amepel utiliza matéria-prima de excelente qualidade.

Para fundição de Metais Ferrosos utilizamos chapa Fina à Frio com Carbonagem 1008/1020, material de alto padrão de qualidade fundamental para obtenção de uma boa fusão.
O material utilizado na confecção da haste do Chapelim também é de suma importância, pois ela é responsável pelo espaçamento que determina a espessura da parede do fundido, e por isso necessita ter dureza e carbonagem compatíveis com a necessidade de fusão, caso contrário, no contato com o ferro líquido, pode ocasionar marcas e até vazamentos na peça. De acordo com estas exigências, utilizamos arames recozidos de baixa carbonagem, devidamente certificado, em conformidade com a chapa Fina à Frio.
Nossos Chapelins recebem os melhores tratamentos de superfície, realizado dentro de nossas instalações, que são fundamentais para que não haja oxidação, o que permite um tempo maior de estocagem dos mesmos. Utilizamos Cobre Eletrolítico ou Estanho 99% puro, que inclusive auxiliam no caldeamento dos Chapelins.

Para fundição de Metais Não-Ferrosos seguimos os mesmos critérios de qualidade dentro das necessidades do fundido.

Imprescindível esclarecer que não existe um padrão especifico de chapelins, pois para cada característica de um produto a ser fundido existe uma peculiaridade que determinará o tipo de chapelim a ser utilizado, consulte-nos.



CHAPELINS REDONDOS


Material: 1010/20; Cobre; Aluminio.
Com ou sem castelo, lisos, furados, diferentes bases, diversos pinos. Tratamento: Cobre ou Estanho


CHAPELINS QUADRADOS RETANGULARES


Material: 1010/20, Várias bases, Vários Modelos
Tratamento: Cobre ou Estanho.